Leia a íntegra desta notícia no site da Caza, administradora de condomínios localizada em Bento Gonçalves/RS, com departamento jurídico próprio e equipe qualificada para auxiliar o síndico e os condôminos no dia a dia do condomínio.

Manutenção de extintores

25/08/2021

A manutenção de extintores é a segurança dos moradores para situações de emergência, e também para que esteja em conformidade com os órgãos de regulamentação e fiscalização, como Corpo de Bombeiros e seguradoras (para emissão de licenças e alvarás).

Os requisitos para as manutenções são apresentados pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A importância da manutenção não é apenas estar de acordo com as leis, mas também reduzir o risco de prejuízos financeiros e salvar vidas! É importante considerar que a variação de manutenções é feita de acordo com as classes de incêndio e períodos, sendo elas classificadas em Classe A, B, C e D.

Classe A: Incêndios sólidos: madeira, papel, borracha e plástico;

Classe B: Líquidos Inflamáveis;

Classe C: Equipamentos elétricos;

Classe D: Metais combustíveis: pó de zinco, sódio, magnésio, alumínio, etc.

Não só os extintores são verificados, mas também as mangueiras, que passam por teste hidrostático e manutenção. O teste assegura a integridade dos equipamentos, podendo passar por ajustes, e são realizados de 5 em 5 anos.

Desde de março de 2001, o INMETRO criou um Selo de Conformidade para extintores, que garante a qualidade do equipamento e das empresas de manutenção. Este selo é trocado a cada manutenção do equipamento, com informativo de data do vencimento para a próxima troca, ele é válido em todo território nacional e garante a certificação da empresa credenciada ao INMETRO.