Valorização do imóvel: o proprietário e o condomínio se beneficiam - 18/02/2020 - Caza Administração de Condomínios

Leia a íntegra desta notícia no site da Caza, administradora de condomínios localizada em Bento Gonçalves/RS, com departamento jurídico próprio e equipe qualificada para auxiliar o síndico e os condôminos no dia a dia do condomínio.

Valorização do imóvel: o proprietário e o condomínio se beneficiam

18/02/2020

O sonho de todo proprietário de uma casa ou apartamento é ver seu imóvel se valorizando mais a cada ano, e muitas melhorias e atitudes podem ser realizadas para que o valor dele seja elevado nesse mercado imobiliário aquecido, não só para quem pretende ter lucro com o imóvel, mas para todos que podem um dia ter que comprá-lo. O primeiro ponto a que se deve ficar atento é a manutenção das unidades, fator essencial quando o assunto é compra, venda e valorização. Estima-se que uma boa reforma valoriza em até 20% um imóvel residencial por ser um sinônimo de melhoria, de espaços mais modernos e da atualização da estrutura física dos ambientes.

A mobília também é um quesito que faz toda a diferença para um imóvel ganhar destaque frente aos demais que estão disponíveis para os compradores e locatários, assim como revestimentos e tubulações de qualidade. Atualmente, a preocupação com a sustentabilidade tem grande peso na escolha, sendo que as pessoas estão optando por locais que possuem recursos para a economia de água e energia. Tudo isso influencia diretamente a decisão porque dá a possibilidade da pessoa que está buscando um apartamento ou casa de se mudar imediatamente, sem precisar realizar reparos.

Toda melhoria agrega valor a um imóvel, é um investimento que contribui para o fechamento de ótimos negócios, e até a decoração é um ponto que conta a favor, bem como a preocupação com a divisão otimizada dos espaços. Em contrapartida, um local com problemas na pintura, nas instalações elétricas e hidráulicas, infiltrações ou quaisquer outros problemas denotam uma defasagem no valor do imóvel, além de ser prejudicial para todos os envolvidos.

Outro ponto de atenção quando se pensa nesse tema é a valorização do próprio condomínio, diretamente relacionada ao imóvel. A manutenção preventiva e a conservação interna e externa do local é muito relevante, e influencia no preço de compra e venda, além da localização e das questões relacionadas à segurança e infraestrutura, como nas áreas de lazer, nos elevadores, nas vagas de garagem, na fachada e na área verde/jardins.

Quando um prédio oferece diversas facilidades para os seus moradores, esses itens contribuem para a desvalorização ou valorização de todas as unidades. Uma simples pintura para revitalizar a fachada, a troca de gradis, o plantio de flores e a instalação de câmeras são ações positivas para todos, tanto no que diz respeito à convivência quanto aos rendimentos e lucros das negociações.

É fundamental ressaltar que todas as obras, tanto dentro das unidades quanto nos espaços comuns, precisam estar de acordo com as normas da ABNT e com o Regimento Interno, e tudo deve ser fiscalizado pelo síndico e pelo zelador do condomínio, tendo as devidas licenças e alvarás exigidos por lei.

Fonte: Blog Nextin. Imagem retirada do Google.