Leia a íntegra desta notícia no site da Caza, administradora de condomínios localizada em Bento Gonçalves/RS, com departamento jurídico próprio e equipe qualificada para auxiliar o síndico e os condôminos no dia a dia do condomínio.

Infiltrações e vazamentos

09/11/2021

Uma das maiores dúvidas dos condôminos quando o assunto é vazamento ou infiltrações, é saber como agir em cada caso!

Separamos algumas dicas que podem sanar essas dúvidas e auxiliar no caso de um imprevisto. Os edifícios em si tem duas redes de encamento, são elas: a rede horizontal e a rede vertical (coluna principal).

A rede vertical conduz água e esgoto entres os andares de apartamentos e rua, e são de uso geral do condomínio, sendo esta uma responsabilidade do CONDOMÍNIO.

A rede horizontal liga o encanamento da unidade até a coluna, e é de uso particular, sendo responsabilidade da UNIDADE.

Onde isso começou?

Inicialmente é solicitada a presença de responsável técnico para avaliar se o vazamento ou infiltração é decorrente do apartamento de cima ou de algum encanamento geral. Com a apresentação de laudo comprovando os fatos, inicia a tratativa da resolução.

O responsável pelo reparo deverá arcar com as custas do reparo em geral, seja ele do encanamento, do gesso, teto, da pintura do local e etc.

Sabendo disso, o importante é pensar que quando existe vazamento em apartamentos não basta pensar apenas de quem é o problema, mas sim onde ele começou é como resolver!

Vale lembrar que nesses casos o síndico deve auxiliar e orientar o morador para que tente primeiramente resolver a questão de forma tranquila e amigável diretamente com o proprietário ou o responsável pela unidade. 

Em últimos casos, se o assunto não for resolvido a parte prejudicada pode entrar com uma ação no Juizado Especial Cível, obtendo liminar para efetuar os reparos, além de possível indenização.

Mas é importante lembrar que sempre devemos tentar ajustar entre as partes, visando resolver o problema o quanto antes.