Leia a íntegra desta notícia no site da Caza, administradora de condomínios localizada em Bento Gonçalves/RS, com departamento jurídico próprio e equipe qualificada para auxiliar o síndico e os condôminos no dia a dia do condomínio.

Como descartar corretamente o óleo de cozinha usado

21/05/2018

O descarte correto do óleo de cozinha é extremamente necessário aos condomínios. Um litro de óleo descartado no ralo da pia pode poluir até 25 mil litros de água potável. Além disso, por ser bastante viscoso, há um grande risco de entupimento do encanamento do apartamento e/ou do edifício, o que resulta em altos custos de limpeza para o condômino e para o condômino, uma vez poderá ser necessária, até mesmo, a troca de parte do encanamento.  Sem contar que a sujeira atrai insetos, baratas e ratos.

Muitas vezes o que não chega até nós são as maneiras de realizar o descarte adequadamente, então, separamos algumas dicas.

Cada condômino deve ter em sua residência uma garrafa de vidro ou pet para ser usada exclusivamente com o fim de coletar o óleo usado. Uma vez cheio, a entrega do óleo deve ser feita em pontos de coleta específicos para o fim – NUNCA descarte no lixo comum.

O condomínio tem a possibilidade de estabelecer um ponto de coleta de óleo dentro do prédio para que os moradores não precisem se deslocar até algum ponto de coleta. Algumas empresas e entidades já oferecem o serviço em empresas e condomínios, realizando coletas pré-agendadas nestes locais. A única precaução necessária é não fazer o depósito do óleo até que ele tenha esfriado totalmente, evitando acidentes no momento do manuseio. 

É recomendado também que o condomínio execute, uma vez por ano, a manutenção preventiva de toda rede de esgotos do condomínio e a limpeza da caixa de gordura.

Você sabia que o óleo de cozinha é reciclável?

O óleo de cozinha usado pode ser utilizado para produção de biodiesel, sabão, tintas a óleo, massa de vidraceiro e outros produtos. Isso preserva matéria-prima, incentiva a reciclagem e evita que mais litros de óleo sejam descartados de maneira incorreta.

Colabore com a preservação do ecossistema, dê uma utilidade ao óleo usado: o reaproveitamento. Desse modo, você elimina o problema de um item que, apesar de biodegradável, é um poluidor e grande contaminante, e dá uma nova utilidade para ele, evitando que cause riscos à saúde. A sustentabilidade agradece!

Ponto de coleta de óleo de cozinha
AAECO  (Associação Ativista Ecológica)
Av. Osvaldo Aranha, 493, junto ao Estádio da Montanha.
Fone: (54) 3452-9710

Empresa que realiza coleta nos condomínios e empresas
Coleto
Contato: Valdir
Telefone: (51) 9 9903.9681