O perfil ideal do síndico de condomínio - 19/01/2017 - Caza Administração de Condomínios

Leia a íntegra desta notícia no site da Caza, administradora de condomínios localizada em Bento Gonçalves/RS, com departamento jurídico próprio e equipe qualificada para auxiliar o síndico e os condôminos no dia a dia do condomínio.

O perfil ideal do síndico de condomínio

19/01/2017

Ser síndico de condomínio está muito longe de ser uma das tarefas mais fáceis. Responsável por administrar tudo o que envolve o seu condomínio, a função de síndico vai muito além do que zelar pelo patrimônio, mediar conflitos entre os condôminos, fazer reuniões e cuidar das finanças do lugar.

Hoje, a atividade de síndico tem exigido cada vez mais conhecimento na área e pessoas preparadas para sua execução. Devido a essas exigências, cabe ao síndico apresentar determinadas características fundamentais para sua importante função e ter um perfil ideal para executar com bom desempenho a administração condominial.

Reunimos a seguir 10 principais características que um síndico deve apresentar em seu perfil para a boa gestão do seu condomínio. Confira:

Acessível
Uma das características do perfil ideal do síndico de condomínio é a acessibilidade. Quando alguém se candidata a síndico, é preciso ter em mente que a atividade demanda uma série de atribuições que exigem tempo e dedicação constantes, sendo fundamental mostrar-se acessível sempre. Assim, o perfil mais indicado de síndico é aquele que está presente para poder resolver os problemas diários do condomínio e disposto a atender os moradores sempre quando solicitado.

Organizado
Como todo gestor, o síndico de condomínio deve ter um perfil organizado. Sua função exige a administração de diversos setores simultaneamente, além de um grande controle dos mais diferentes documentos na qual a organização é fundamental para um perfil ideal de síndico. Apresentando um perfil organizado, o síndico tem muito mais facilidade para gerir com eficácia o seu condomínio em todos os quesitos que envolvem a sua área.

Comprometido
O comprometimento é também uma das características fundamentais para o perfil ideal do síndico de condomínio. De nada adianta você se candidatar a síndico se não é responsável com as suas tarefas e não se mostra interessado com a melhoria do seu condomínio. Por isso, antes de se candidatar à gestão condominial, veja se você possui realmente um perfil comprometido e se estará disposto a atender todas as necessidades do lugar em prol dos condôminos.

Paciente
Ser paciente está entre os principais requisitos para o perfil ideal do síndico de condomínio. Isso porque diariamente o síndico terá que lidar com diferentes pessoas e estar preparado para os atritos que acontecerão entre os moradores. Dessa forma, ter muito jogo de cintura e paciência para atender e resolver problemas diários é essencial para o bom desempenho do síndico.

Líder
Como um bom síndico de condomínio, o perfil de liderança é outra característica essencial. Quando eleito, o síndico deve estar preparado para administrar o seu condomínio, cabendo a ele conduzir com firmeza todas as suas decisões e apresentar um posicionamento de líder perante os condôminos e a sua equipe de funcionários. Caso o síndico não possua um espírito de liderança, poucas serão as chances de conduzir com eficácia a gestão do seu condomínio.

Comunicativo
Um bom síndico de condomínio é aquele que possui um perfil comunicativo. É requisito básico e fundamental que o síndico estabeleça uma comunicação efetiva com todos, principalmente, para que o condomínio seja o mais participativo possível na sua gestão. Assim, é muito importante que o síndico se comunique sempre com os condôminos, já que ele será o principal porta-voz do condomínio, sendo de sua responsabilidade informar aos moradores tudo o que acontece no lugar.

Ouvinte
É claro que além de ser comunicativo, um síndico de condomínio precisa apresentar em seu perfil a característica de ser um bom ouvinte. Saber escutar o que os moradores têm a dizer, dando espaço para que todos opinem, critiquem ou deem suas sugestões é fundamental para que o síndico não apenas resolva os problemas do condomínio, mas também avalie o seu trabalho e busque melhorias em sua gestão.

Negociador
Ter a capacidade de ser um bom negociador é outra característica importante do perfil ideal do síndico de condomínio. O síndico precisa lidar frequentemente com diferentes pessoas e o seu trabalho muitas vezes exigirá a negociação de orçamentos com prestadores de serviços, de valores com fornecedores ou até mesmo taxas de condomínio em atraso com moradores.

Transparente
Um síndico deve apresentar sempre um perfil correto e transparente em sua gestão. Quando um síndico é eleito para administrar o condomínio, é sua obrigação e responsabilidade tornar pública qualquer informação relacionada aos gastos do lugar, agindo com muita transparência em sua gestão financeira e na prestação de contas aos condôminos. Se o síndico não apresenta um perfil transparente, ele acaba perdendo totalmente a confiança e o apoio que tinha dos moradores, gerando insatisfação e até mesmo podendo ser retirado de sua função.

Imparcial
A imparcialidade é uma característica fundamental no perfil ideal do síndico de condomínio. Muitas vezes, o síndico precisará intermediar possíveis desentendimentos e divergências entre os moradores, devendo apresentar um perfil imparcial e manter-se ponderado diante de situações como essas, sem que as suas opiniões pessoais sejam expostas. Assim, tomar partido ou defender o interesse de algum morador está totalmente fora de cogitação.

Agora que você já conhece as principais características do perfil ideal do síndico de condomínio, identifique quais delas fazem parte da sua realidade e veja se você tem o perfil ideal para ser síndico. Mesmo que você não possua todas essas características que apresentamos, elas podem ainda ser adquiridas com o tempo a partir de muita dedicação e da vontade de fazer parte da administração do seu condomínio.

Lembre-se também que além de um perfil ideal, é muito importante que todo síndico deva contar sempre com uma empresa administradora de condomínios para dar todo o suporte e auxílio necessários para uma melhor gestão condominial.

Fonte: Texto retirado do site Guarida Imóveis.