Leia a íntegra desta notícia no site da Caza, administradora de condomínios localizada em Bento Gonçalves/RS, com departamento jurídico próprio e equipe qualificada para auxiliar o síndico e os condôminos no dia a dia do condomínio.

Limpeza da fossa séptica em condomínios

14/01/2020

A fossa séptica é uma estação primária de tratamento do esgoto doméstico. Ela é responsável pela divisão e transformação dos resíduos sólidos presentes no esgoto. Seu objetivo é reduzir o lançamento de dejetos diretamente na natureza ou na rede de esgoto pública, auxiliando no combate a doenças e verminoses.

Dentro da fossa séptica existem bactérias chamadas de anaeróbicas (que vivem sem a ausência de oxigênio) que são responsáveis pelo processo de redução de resíduos e estabilização de gases. Após a decomposição dos materiais, o que resta é um lodo que fica no fundo da fossa e que é retirado no momento da limpeza da fossa.

A frequência da manutenção e limpeza da fossa séptica e do filtro de gordura dos imóveis deve ser efetuada de acordo com o tamanho do reservatório, o número de pessoas que utilizam o imóvel, a quantidade de água liberada, entre outros pontos relacionados ao uso.

Em condomínios verticais, o recomendado é que a limpeza seja feita pelo menos 1 (uma) vez ao ano, a fim de evitar mau cheiro ao redor do local onde a fossa está localizada ou nos ralos e pias dos imóveis, além de possíveis entupimentos da rede de esgoto.Importante salientar que o serviço deve ser feito por empresa especializada, respeitando os dispositivos legais que dizem respeito à proteção da natureza, dos funcionários envolvidos e da saúde pública. Os resíduos retirados devem ser encaminhados para uma estação de tratamento de efluentes e nunca devem ser despejados diretamente em rios, lagos ou canais de água.

Síndico: pesquise sobre a empresa que fará a limpeza da fossa do condomínio. Lembre-se de que você poderá ser responsabilizado civil e criminalmente em caso de contratação de uma empresa que não respeite a norma legal para a prestação do serviço.