Dicas de convivência em condomínio oferecidas pela Caza, administradora de condomínios localizada em Bento Gonçalves/RS, com departamento jurídico próprio e equipe qualificada para auxiliar o síndico e os condôminos no dia a dia do condomínio.

Algumas dicas de convivência em condomínio podem ajudar muito a evitar conflitos e desentendimentos desnecessários entre vizinhos. Fique ligado:

Respeite os horários de silêncio estabelecidos pelo seu condomínio

Evite música alta, furadeira, máquina de lavar e ensaios com a banda fora dos horários permitidos.

Evite andar de salto alto dentro de casa

A não ser que ela seja toda acarpetada, pois com carpete o som será abafado no andar de baixo. Caso contrário, seu salto pode perturbar seu vizinho.

Se o animal de estimação do seu vizinho estiver fazendo muito barulho, tente conversar primeiro com o dono

Muitas vezes, o proprietário do cão ou gato passa o dia inteiro fora de casa e nem sabe que o animalzinho está causando transtorno.

Carrinhos de supermercados são de uso comum

Por isso, devem ser devolvidos ao local correto para que todos possam encontrá-lo e utilizá-lo também.

No elevador, é terminantemente proibido fumar

Além disso, com a lei anti-fumo que vigora em alguns estados brasileiros, também fica proibido fumar em algumas áreas comuns do prédio que tenham toldos, por exemplo.

Elevador não é brinquedo

É preciso ensinar as crianças a não apertarem diversos botões, pois podem danificar o elevador, prejudicar o dia a dia das pessoas e até causar acidentes.

Respeite as regras do salão de festas

Cada espaço tem um limite de pessoas para garantir a segurança e o sucesso do evento. Pergunte ao síndico ou zelador quantos convidados a festa pode ter antes de convidar os amigos. Aproveite para inteirar-se sobre as regras de uso do salão.

Evite envolver o síndico desnecessariamente

A conversa amigável é sempre a melhor saída para resolução de conflitos com seu vizinho. Tente conversar amigavelmente com ele antes de envolver o síndico, isso pode evitar constrangimentos com o vizinho.

Procure sempre participar das assembleias

É lá que os assuntos de interesse de todos são discutidos e votados. Quem não comparece fica sem condição de discutir depois, e ainda assim será obrigado a cumprir a decisão da maioria.

Trate sempre os funcionários com cordialidade

Se quiser fazer alguma reclamação, direcione-a ao zelador ou ao síndico. Lembre-se que o funcionário do condomínio não é seu empregado, não peça que execute serviços particulares.

Na garagem, use o bom senso

Não buzine, procure usar luzes baixas e respeite a sua vaga. Não use sua vaga como depósito e respeite o limite de velocidade. Quando dois carros se encontram, a preferência é sempre de quem está chegando.

Cuidado com seu animalzinho nas áreas comuns

Quando acompanhado de seu animal de estimação, procure utilizar o elevador de serviço, levando-o no colo. Se o animal é de porte grande, leve-o na guia com focinheira enquanto estiver nas dependências comuns do condomínio. Limpe rapidamente qualquer sujeira feita por seu animal.

Leia o Regulamento e a Convenção do seu condomínio

Conheça e respeite as regras que regem o seu condomínio. Por mais que você não concorde com algumas deverá obedecê-las, pois foram aprovadas pela maioria.